MINHAS IDEIAS REVOLUCIONÁRIAS


MINHAS IDEIAS REVOLUCIONÁRIAS


            Sei que o título desta nossa conversa causa arrepios e desespero em muita gente. Como diria minha vovó, fazer o que? Tem gente que é assim mesmo: medrosa, covarde, conservadora, atrasada e inimiga da liberdade, da criatividade, da inovação. Nem sabe brincar.
            Pois bem, como nunca agradaremos a todas e a todos, vamos seguindo, labutando, pelejando, teimando, cutucando, provocando, revolucionando e traçando nosso rumo, deixando nossos rastros e celebrando a magia desta vida deliciosa.
            Se não se pode ser aceito, admirado, respeitado e elogiado por todas e todos, tenho cá um princípio: procuro fazer o que faço com dedicação, coragem e satisfação, pois assim farei bem e terei o eco e a harmonia dos que seguem numa direção semelhante à minha. E, me divirto muito, sem ofender ninguém, pelo menos conscientemente não. Se você perceber sintonia entre estas minhas Ideias Revolucionárias e você, difunda, divulgue, semeie, espalhe esta prosa e vamos partilhando, proseando e revolucionando este mundo no qual navegamos e no qual devemos deixar nossos sinais, para o bem de todas e de todos.

            Na verdade este começo saiu exatamente o contrário do que imaginei quando me preparei para esta prosa. Mas, escrever, trocar umas palavras com pessoas participativas é assim mesmo, começamos com uma palavra e as janelas vão se abrindo, as imagens vão nos provocando, nos atraindo, nos guiando e lá vamos nós pela magia das letras, falando o que precisamos falar, mesmo que não intencionássemos dizer.      
            Esta nossa prosa, aqui nesta janela, será sobre algumas ideias que me cutucam e nas quais acredito muito. Como são ideias contundentes, ainda que simples, ou exatamente por serem simples, preciso e abrirei mão das formalidades, até porque, novamente como diria minha vovó, se autodenominar humilde é um sinal de arrogância muito comum nos humanos! Então, sabendo que não sou humilde, serei direto e sincero.
            Sendo direto, sincero e honesto devo admitir logo, amparado por tantas curvas e estradas por onde passei, que sou mesmo muito arretado. Está rindo, é?! Pensa que estou exagerando? Vejamos pois, minhas labutas: caminhei tanto que me tornei um desbravador. Quando possível, abro portas e difundo minhas obras. Quando não é possível e a coisa se torna mais complicada que o necessário, rompo barreiras, destruo muralhas e semeio as sementes de minhas buscas e descobertas e minhas ideias são difundidas e seguem provocando.
            Após anos e anos de caminhada, atravessando grotas, córregos, brejos, barrancos, pontes e pinguelas, cheguei e parti tanto que me tornei poligrota (eu não errei. É isto mesmo que eu disse: poligrota!). Escutei,  observei, absorvi e contei tantas aventuras que hoje em dia sou considerado e respeitado como um dos maiores criadores de causos, vivo e atuante neste Brasil de gente boa e teimosa.

            Então, para que estas minhas buscas e descobertas não se percam nas curvas e na poeira das estradas, nem sejam escondidas nas práticas conservadoras e fundamentalistas de uma sociedade medrosa, covarde e antiliberdade, decidi partilhar com você um pouco destas minhas ideias, minhas Ideias Revolucionarias.
       Ou faço assim ou terei o desprazer de esperar minha partida, meu sono demorado para que estas Ideias Revolucionárias sejam comentadas e, com a hipocrisia de sempre, admiradas pelas correntes conservadoras que adoram adorar o que chamam de ideias mortas.
Seguindo minha teimosia, eu até que poderia dar um cansaço nesta gente, pois não partirei tão cedo. Para me deitarem num canto, para meu sono demorado, não será assim tão simples. Terão que esperar muito e ainda será com muita labuta. É isto mesmo, terão que passar pelo meu cadáver.
Então, estimada pessoa que me escuta, com quem tenho o prazer de prosear, nestas páginas que se seguem, estarão minhas Ideias Revolucionárias, oficializando e eternizando algumas máximas que meus botões e eu descobrimos e que serão colocadas aqui como Leis. Como toda lei, estas Ideias precisam ser discutidas, apreciadas e aprovadas.
Você será fundamental para a oficialização, aprovação e implantação destas Ideias Revolucionárias. Até porque, como veremos na sequência, as instâncias ditas oficiais, que regem nossos deveres e os direitos de quem as comanda, jamais ousariam deliberar, discutir, aceitar e aprovar as Ideias aqui criadas e difundidas. Escrevo estas palavras tendo como base e fundamento as minhas Leituras Revolucionárias, as Leituras do mundo, traduzidas nas estradas por onde caminho.
Se for de seu agrado, se for de seu interesse, lutemos para que estas Ideias Revolucionárias sejam divulgadas, conhecidas, apreciadas e aprovadas. Mesmo que não consigamos mudar, entortar, desentortar e revolucionar o mundo, pelo menos daremos um susto na safadeza do sistema e de seus aproveitadores e aproveitadoras, mostraremos nosso poder de decisão e escolha.
Ora, francamente! Se temos que engolir, se temos que aguentar, mastiguemos com nossa pirraça, com nossa eterna teimosia e usemos nosso poder de escolha e escolhemos o direito de gemer, espernear e fuzuezá o sistema. Lhe garanto que é muito mais divertido.           


Para começo de conversa.

            Minha primeira Ideia Revolucionária é sobre a atual Legislação que, incansavelmente, ampara nossos defensores/algozes que, pagos pelo nosso suor, ganhando o que elas e eles decidem ganhar, mantidos em mordomias inescrevíveis, teoricamente para nos representar, nos humilham, nos tratam com deboche e, com raríssimas exceções, só lembram de nossa existência e de nossos deveres e direitos Eleitorais há cada quatro anos.
            Por se tratar de assunto delicado, complexo, polêmico, quase uma Caixa Preta de um Sistema Encrencado, tenho que ser cuidadoso, pensar muito antes de escrever cada palavra e, para ser eficaz, minha Ideia não será escrita com poucas letras.
            Sabendo que você é uma pessoa muito ocupada, com tarefas para você e muita gente que, se lhe ajudasse, ainda viveriam, você e esta gente, sem tempo para boas férias, peço sua compreensão, seu esforço, sua persistência na Leitura desta Ideia Revolucionária, pois, brincadeira à parte, esta Ideia pode e pretende mudar os rumos de nossa caminhada como Nação.
            Imagine que você está ledo um livro, um tratado, um trabalho para definir seu futuro e o de sua Gente. Não precisa se esforçar para ler tudo de uma vez, caso seu tempo não esteja assim tão flexível. Leia um pouco hoje, anote, converse com sua família, com seus vizinhos, amigos e conhecidos. Promova debates, teimas e prosas transformadoras e divertidas sobre esta Ideia, sobre o que você leu. Amanhã, nos encontraremos novamente. Assim, logo você chegará à última letra e estará pronto para botar esta Ideia em prática.

            Mais uma coisa muito importante. Com minha simplicidade e sinceridade, obrigado por compartilhar comigo e com minhas Ideias Revolucionárias um pouco de seu tempo e de sua atenção.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário