sábado, 7 de abril de 2012

UMA ESTÓRIA SOBRE AS EMAS



RAIMUNDA E OS MISTÉRIOS DA EMA


Por Pedro Lusz

Raimunda é uma moça que sabe e gosta de contar estórias. Ela está em muitos livros. Ela tem um mistério. Raimunda é amiga e afilhada da Ema. ... Está bem! Contaremos esta estória pra todos vocês.
Aconteceu lá no sertão.
As emas são pessoas muito inteligentes. São muito amáveis. São boas amigas e gostam muito de quem não briga com elas e de quem cuida do mato.
As emas gostam de passear. Enquanto passeiam, cantam. Cantam bem baixinho, pois trazem um segredo em suas vozes. Então, elas vão passeando e procurando os ninhos dos passarinhos, das aves e de todos os bichos que moram no chão, no conforto do capim.
As emas acham os ninhos, as casas dos bichos, a morada dos bichos, dos filhos da Natureza, e cuidam deles. Elas marcam bem o lugar, e nunca mais deixam de cuidar daquele ninho.
Depois, quando tacam fogo no mato, as emas usam água, usam os bicos, as unhas e fazem um aceiro, protegendo os ninhos e evitando uma tragédia. Por isso, os bichos respeitam e amam a ema. ...  Não meu menino e não também minha menina, Raimunda não é um bicho não.
Foi uma vez, num dia distante, que isto aconteceu. Esqueceram Raimunda dentro de um rancho. Raimunda era pequena e o rancho estava no meio do pasto.
Alguém botou fogo, querendo queimar e destruir tudo. As emas conheciam Raimunda e gostavam muito dela.
Quando viram o fogo, deu-se o maior mutirão já visto lá no meu sertão. As emas gritavam, corriam. Umas avisavam, outras vinham pelo cheiro do perigo e logo eram muitas, parece que vieram todas.
As emas iam ao córrego, entravam na água e corriam com as asas fechadas, depois sacudiam o corpo ao redor do rancho, molhando o capim. Outras usavam as unhas, bicadas rápidas e fizeram um grande aceiro. O fogo veio com a gota e devorou tudo, menos o rancho.
Raimunda ficou lá dentro e nem viu o fogo, pois dormia, enquanto duas emas jovens a abanavam com suas asas, espantando o calor e a fumaça.
As emas foram embora, alegres, cantando a alegria da vida que continuará com Raimunda. Conhecem alguma cantiga, uma cantoria sobre os mistérios da ema? Vamos cantar, pra espantar o sono e pra chamar a alegria! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário