MANIFESTO DO SERTÃO




Nesta Janela, em alguns bons e transformadores dedos de prosa, partilharei com você algumas ideias, alguns assuntos que teimam em cutucar a calma de meus botões.

Há coisas que, mesmo depois de muita insistência, após mordidas e mais mordidas, descobrimos que não adianta mastigar, pois é algo que não podemos, não queremos e não devemos engolir. 

Se tentam nos enfiar goela a baixo, temos no mínimo o direito de escolher entre engolir calado ou espernear, protestar, recusar e escolher outra saída. É claro que você e eu sabemos que todas e todos sabem que nos sabemos que a quantidade de pessoas que se especializam em aceitar tudo sem reclamação, sem no mínimo exigir respeito é muito maior que nossos cálculos podem nos traduzir. Acho até que há muita gente que se esforça, faz exercícios incansáveis para alongar e aumentar as possibilidades  de aceitação da goela e se tornam exímios e passivos engolidores.

Assim sendo, como já admiti, com muita coragem e respeito ao que sou, que minha modesta goela não engole o que não mastigo e que, por árduas estradas, sinto que me cobrará muito para ser mandado às favas, conversaremos sobre alguns assuntos que muito me cutucam, pois a presença ou a ausência destes valores, ou destas coisas aqui discutidos são definitivos para nossa caminhada. 

Quero lhe convidar para uma conversa sobre nossa Educação. Calma! não quero e não me meterei em seus princípios, se bem que, como habitamos o mesmo planeta, espero, de coração, que seus hábitos, práticas e valores sejam equilibrados, pelo bem de toda essa nossa enorme vizinhança! A conversa é sobre nosso Sistema Educacional. Não comece a apedrejar o Brasil de todas as horas assim, sem medir as pancadas e palavras. O que quero é pensar na Educação como porteiras, janelas para nossos princípios e traduções.

Então, vamos logo à magia maior, à força simples, primitiva e libertadora que dá sentido e vida aos nossos símbolos. Falarei sobre a Leitura. 

Um dia, numa conversa animada, me perguntaram o que é a leitura. Até por não acreditar que podemos reduzir um valor, um símbolo aos caprichos de nossas vontades e de nossas definições, acho muito complicado definir as coisas. Mas, graças à minha  Mãe Natureza, escutei meus lábios se movendo e musicalizando algo que gosto muito. A Leitura é a chave que abre todas as portas para nossas boas descobertas

Se eu tivesse que lhe dizer em poucas palavras o que a Leitura significa em minha caminhada eu diria: a Leitura revolucionou a minha vida e é a ferramenta com a qual traduzo o mundo e celebro a existência na qual caminho!   

Desejo muito que as palavras que se seguem lhe cutuque um pouco e você tome partido, pela Leitura , pelo sentido verdadeiro e transformador da Educação e pelo bem de todos nós.






Nenhum comentário:

Postar um comentário